Na décima semana de gravidez, até o nascimento, seu bebê antes chamado de embrião, agora passa a ser chamado de feto. Você gestante, é um ser humano gerando outra vida, por isso vale a pena ter a atenção dobrada na alimentação saudável. Seu bebê come o que você come (indiretamente) porque o bebê recebe sua nutrição através da placenta. Seu sangue com nutrientes viaja pela placenta até o bebê.
± 3,7 cm
± 3,2 gramas
No final desta semana os órgãos estão completos e a partir de agora haverá o amadurecimento e o crescimento dos órgãos. O estômago está produzindo sucos gástricos que fará a digestão. As costelas estão visíveis já e embaixo delas tem os pulmões, que terão sua maturidade a partir das 30 ª semana. As maiorias das articulações estão prontas e os órgãos genitais começam a se diferenciar em femininos ou masculinos, mas ainda não é possível vê-los na ultrassom. Seu bebê tem aproximadamente 4 cm da cabeça ao bumbum, isso equivale ao tamanho de uma ameixa seca.
A gestação é uma jornada incrível, um período em que a vida começa a florescer. Cada alimento que você consome, cada suplemento que toma e a forma como cuida do seu corpo e da sua mente têm um papel fundamental no desenvolvimento do seu bebê. Durante esses aproximadamente 9 meses, muitos fatores influenciam a saúde da mãe e do(s) bebê(s), e a alimentação é um dos mais importantes.
Esse é um momento de transformação e crescimento, tanto físico quanto emocional. Ao abraçar essa fase, você tem a oportunidade de criar novos hábitos saudáveis que não apenas promovem uma gestação tranquila, mas também preparam o terreno para um estilo de vida equilibrado e consciente. Quando você cuida da sua alimentação e saúde mental, pode experimentar um equilíbrio que beneficia tanto a mãe quanto o bebê, resultando em uma experiência mais saudável e gratificante.
Minhas orientações são construídas sobre uma base sólida: sou Mestre em Nutrição e tenho especializações em diversas Medicinas Tradicionais. Estou aqui para te ajudar a reconectar com seu corpo, confiar nele e nutrir-se de forma plena. Como mãe de três filhos, para mim, criar vida, tanto dentro quanto fora da barriga, é uma experiência preciosa e única.
Se você sente que gostaria de se aprofundar e descobrir mais sobre a sua constituição única durante a gestação, te convido a explorar os guias disponíveis na loja. Eles estão aqui para apoiá-la em cada passo dessa jornada maravilhosa. Invista em você e no seu bem-estar, e veja como isso pode transformar não apenas sua gestação, mas sua vida como um todo.
1. De grote geboortegids Mariël Croon e professor Dr. Joris van der Post. 2011. 2. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3. SWAMY, G.K. Náuseas e vômitos no inicio da gestação. Manual MSD. Disponível em: https://www.msdmanuals.comacesso em 19 de setembro de 2020. 4. SUZUKI,L.K.; Práticas populares utilizadas por gestantes de alto risco: existem suporte na literatura sobre essas práticas?. Trabalho de conclusão de curso, mestrado.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.