Seu bebê já tem muitas tarefas a fazer, e ele fica cada dia mais esperto. Como ele já consegue ouvir um pouco, é muito legal ficar conversando com ele (para a barriga). Chamo isso de desenvolvimento da a saúde positiva dos sentidos do bebê no ventre. A criança pode até responder à sensação do toque. Assim, você, gestante pode conscientemente colocar em prática a sensação de toque agradável e reconfortante.
± 26 cm
± 374 gramas
Nessa fase seu bebê já começa a ter um ciclo do sono e uma posição favorita para dormir. É possível que você note isso no ultrassom: cabeça pra baixo, mãozinha no queixo, são algumas das prováveis maneiras. Ouvidos atentos! A audição está mais apurada e o bebê é capaz de captar a voz da mamãe. Faz seu bebê se acalmar e criar vínculos com você. O bebê começa a ter soluços. O bebê engole, e o líquido amniótico entra nos pulmões, é uma maneira de treinar os pulmões para a respiração quando ele nascer. Entretanto o sangue ainda não passa pelo pulmão, passa apenas pela placenta pelo cordão umbilical para o bebê receber oxigênio e nutrientes. E é levado para o cérebro para garanti-lo de nutrientes e uma boa oxigenação.
Transpiração pode incomodar as mulheres. Durante a gestação, com o aumento do fluxo sanguíneo e hormonal, a temperatura do corpo esquenta, e para “tentar” resfriar, seu corpo emite o suor. Mais uma vez nosso corpo nos surpreende tentando nos deixar sempre em equilíbrio. A barriga pode estar mais pesada agora. E dores na lombar e nas pernas podem ser mais intensas. É ideal ter momentos de repouso. Não se esqueça de que o peso da barriga e do bebê pode comprimir uma veia importante, a veia cava, que leva oxigenação e alimentos para o bebê através do fluxo sanguíneo. Por isso é bom deitar do lado esquerdo, dessa maneira a oxigenação será melhor. No trajeto de aproximadamente 9 meses muitos fatores contribuem para a saúde da mãe e do(s) bebê(s), sendo a alimentação um fator de extrema importância. Cuidando da alimentação e da saúde mental você pode ter uma gestação tranquila, ter uma mente equilibrada através dos nutrientes fornecidos a ela e manter um peso adequado tanto da mãe quanto do bebê. E é claro tornar-se uma pessoa mais saudável, também depois da gestação. Se sentir que quer aprofundar, te convido a investir no que ofereço aqui.
1.BALSAN.J.D.; et al. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL LATENTE COM CHALCONAS. Quím. Nova vol.42 no.8 São Paulo Aug. 2019 Epub Oct 21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170399. 2.CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3.MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.