Semanas da Gestação > 2º trimestre >
21 ª Semana de Gestação

21ª semana de Gestação

Na linha da vida

Seu bebê já tem muitas tarefas a fazer, e ele fica cada dia mais esperto. Como ele já consegue ouvir um pouco, é muito legal ficar conversando com ele (para a barriga). Chamo isso de desenvolvimento da a saúde positiva dos sentidos do bebê no ventre. A criança pode até responder à sensação do toque. Assim, você, gestante pode conscientemente colocar em prática a sensação de toque agradável e reconfortante.

Meu nome é Amy Erkel, e eu te oriento essencialmente com formas de autocuidado. Especificamente no período fértil da sua vida com sabedorias ancestrais e modernas de diversas medicinas. Você provavelmente me conhece por indicação de uma mulher incrível, conectada na nossa comunidade, do meu sotaque Holandês, ou meus vídeos no youtube.

Seu bebê está do tamanho de uma alcachofra!

Está medindo:

± 26 cm

Está pesando:

± 374 gramas

Como está o seu bebê com 21 semanas de gestação

Nessa fase seu bebê já começa a ter um ciclo do sono e uma posição favorita para dormir. É possível que você note isso no ultrassom: cabeça pra baixo, mãozinha no queixo, são algumas das prováveis maneiras. Ouvidos atentos! A audição está mais apurada e o bebê é capaz de captar a voz da mamãe. Faz seu bebê se acalmar e criar vínculos com você. O bebê começa a ter soluços. O bebê  engole, e o líquido amniótico entra nos pulmões, é uma maneira de treinar os pulmões para a respiração quando ele nascer. Entretanto o sangue ainda não passa pelo pulmão, passa apenas pela placenta pelo cordão umbilical para o bebê receber oxigênio e nutrientes. E é levado para o cérebro para garanti-lo de nutrientes e uma boa oxigenação. 

Como está você com 21 semanas de gestação

Transpiração pode incomodar as mulheres.  Durante a gestação, com o aumento do fluxo sanguíneo e hormonal, a temperatura do corpo esquenta, e para “tentar” resfriar, seu corpo emite o suor. Mais uma vez nosso corpo nos surpreende tentando nos deixar sempre em equilíbrio. A barriga pode estar mais pesada agora. E dores na lombar e nas pernas podem ser mais intensas. É ideal ter momentos de repouso. Não se esqueça de que o peso da barriga e do bebê pode comprimir uma veia importante, a veia cava,  que leva oxigenação e alimentos para o bebê através do fluxo sanguíneo. Por isso é bom deitar do lado esquerdo, dessa maneira a oxigenação será melhor. No trajeto de aproximadamente 9 meses muitos fatores contribuem para a saúde da mãe e do(s) bebê(s), sendo a alimentação um fator de extrema importância. Cuidando da alimentação e da saúde mental você pode ter uma gestação tranquila, ter uma mente equilibrada através dos nutrientes fornecidos a ela e manter um peso adequado tanto da mãe quanto do bebê. E é claro tornar-se uma pessoa mais saudável, também depois da gestação. Se sentir que quer aprofundar, te convido a investir no que ofereço aqui.

Aprofunde-se:

Referências

1.BALSAN.J.D.; et al. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL LATENTE COM CHALCONAS. Quím. Nova vol.42 no.8 São Paulo Aug. 2019 Epub Oct 21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170399. 2.CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3.MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).

Veja também sobre as outras semanas de gestação

Plano de parto

2024
Pra você registrar tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.