Neste momento, mesmo com o espaço apertado, o bebê está exatamente onde precisa estar, e isso não é um problema. À medida que a gestação avança, os movimentos podem se tornar menos frequentes e mais sutis, mas a conexão entre você e seu pequeno ainda é forte. Durante a minha segunda gestação, eu conversava muito com meu bebê na barriga, sempre dizendo: ‘Eu sei que você sabe a hora certa, e estou pronta quando você estiver.’ Essa comunicação é especial e íntima, um lembrete de que cada desconforto faz parte do processo natural da vida.É normal sentir um certo nível de desconforto nesse estágio; afinal, se não fosse assim, o bebê poderia ficar no útero para sempre. Esse desconforto é uma sinalização de que a hora do encontro está se aproximando. É um convite para que você se conecte ainda mais com o seu corpo e com seu bebê.Se você deseja explorar mais sobre como tornar essa fase ainda mais significativa e tranquila, eu te convido a descobrir os conteúdos que ofereço. Temos guias que abordam tudo sobre o parto normal, amamentação e nutrição, além de dicas valiosas para o pós-parto. Cada um desses recursos foi pensado para te apoiar nessa jornada incrível de maternidade.
± 50,8 cm
± 3400 gramas
Neste momento mágico, todos os sistemas do seu bebê estão se preparando para enfrentar o mundo exterior. Um detalhe fascinante é que o cordão umbilical agora tem o comprimento do seu pequeno. Enquanto isso, seu corpo libera cada vez mais relaxina, um hormônio que faz jus ao nome e ajuda a relaxar a região pélvica, criando um pouco mais de ‘espaço’ para o seu bebê.
O parto natural é uma experiência desafiadora tanto para você quanto para ele. Durante as contrações, seu filho se move de maneiras surpreendentes, pressionando a cabeça para frente e, em seguida, para trás. É um verdadeiro rito de passagem, onde o coração do bebê pode acelerar ou desacelerar, refletindo a intensidade desse processo.
Essa entrega traz consigo benefícios incríveis para ambos, especialmente para a imunidade do bebê. Essa jornada é repleta de transformação e conexão.
Se você deseja saber mais sobre como navegar por essa fase com confiança e serenidade, convido você a explorar os recursos que ofereço, incluindo guias sobre parto natural, amamentação e nutrição, e dicas práticas para o pós-parto. Cada conteúdo foi cuidadosamente elaborado para apoiar você nessa linda jornada da maternidade.
É interessante saber que a fase latente, o primeiro estágio do trabalho de parto, foi mais curta em mulheres que consumiram tâmaras em comparação com as que não consumiram a fruta, 510 min vs 906 min. Neste estudo, conclui-se que o consumo da fruta da tâmara nas últimas 4 semanas antes do parto reduz significativamente a necessidade de indução. Cuidando da alimentação e da saúde mental você pode ter uma gestação tranquila, um parto facilitado, ter uma mente equilibrada através dos nutrientes fornecidos a ela e manter um peso adequado tanto da mãe quanto do bebê. E é claro tornar-se uma pessoa mais saudável, também depois da gestação. Se sentir que quer aprofundar, te convido a investir no que ofereço aqui.
1. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 2. ARKER, S.; O livro do corpo humano. São Paulo: Ciranda Cultural, 2015.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.