Semanas da Gestação > 2º trimestre >
14 ª Semana de Gestação

14ª semana de Gestação

Na linha da vida

Nutrientes, são os ingredientes que ingerimos como combustível para nosso corpo funcionar. Fundamentais para vários dos processos de nosso organismo, como a metabolização dos alimentos e a produção de energia, reparo de feridas e a respiração. Quanto melhor nosso combustível, contendo tudo que precisa, melhor nosso corpo funciona na gestação.

Meu nome é Amy Erkel, e eu te oriento essencialmente com formas de autocuidado. Especificamente no período fértil da sua vida com sabedorias ancestrais e modernas de diversas medicinas. Você provavelmente me conhece por indicação de uma mulher incrível, conectada na nossa comunidade, do meu sotaque Holandês, ou meus vídeos no youtube.

Seu bebê está do tamanho de um limão siciliano

Está medindo:

± 8 cm

Está pesando:

± 45 gramas

Como está o seu bebê com 14 semana de gestação

A cabecinha do seu bebê está cada vez ficando mais redondo. O bebê está tomando golinhas de líquido amniótico. O líquido amniótico realiza trocas o tempo todo tanto com o organismo da mãe quanto do bebê, sendo renovado completamente a cada 2 a 3 horas. As orelhas que antes estavam perto do pescoço, agora já subiram e mesmo que ainda vai demorar muito até a orelha e ouvido ficaram bem desenvolvidos. 

Uma gestação tranquila

Durante a gestação, o corpo feminino passa por adaptações extraordinárias, preparando-se para criar e nutrir uma nova vida. À medida que os meses avançam, alterações hormonais e fisiológicas ocorrem para acomodar o crescimento do bebê. O aumento do volume sanguíneo, as mudanças na elasticidade da pele e as adaptações no sistema imunológico são apenas algumas das transformações que ocorrem nesse período mágico. Essas mudanças não apenas são essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê, mas também refletem a resiliência e a força do corpo feminino.

Durante os aproximadamente 9 meses de gestação, diversos fatores influenciam a saúde da mãe e do(s) bebê(s), e a alimentação desempenha um papel de extrema importância. Ao cuidarmos das mães, estamos não apenas promovendo o bem-estar delas, mas também construindo um futuro melhor para a nova geração. A leveza e o cuidado que oferecemos às mães ressoam profundamente, trazendo benefícios que vão além da gestação.

Vejo resultados inspiradores quando as mães priorizam a alimentação saudável e a saúde mental. Muitas experimentam gestações tranquilas e sem complicações, sentindo-se bem consigo mesmas e mantendo um peso adequado, o que também favorece o desenvolvimento saudável de seus bebês. Além disso, essa abordagem promove a saúde contínua das mães, mesmo após o parto.

Estou aqui para apoiá-la em cada passo dessa jornada incrível. Se você deseja aprofundar seu conhecimento e adotar hábitos saudáveis durante a gestação, convido você a investir nos recursos que ofereço aqui. E não deixe de explorar também o nosso plano de parto, que foi cuidadosamente elaborado para ajudá-la a se preparar para esse momento tão especial.

Aprofunde-se:

Referências

1.De grote geboortegids Mariël Croon e professor Dr. Joris van der Post. 2011. 2.SIMON, D.V.; GRAVIDEZ A CADA SEMANA UMA NOVIDADE. URC diagnóstico por imagem. Disponível em: acesso em 20 de setembro de 2020. 3.CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 4.MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).

Veja também sobre as outras semanas de gestação

Plano de parto

2024
Pra você registrar tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.