O momento da conquista! Os espermatozoides percorrem um longo caminho e encontram o óvulo maduro. Esse momento chama-se concepção, onde irá gerar a primeira célula do ser vivo. Apesar dos homens liberarem milhares de espermatozoides em cada ejaculação durante a relação sexual, somente um é o campeão capaz de invadir e fertilizar o óvulo.
± 00 cm
± 00 gramas
De acordo com a contagem, você está grávida há 2 semanas, mas a fertilização propriamente dita só acontecerá esta semana. Isso ocorre porque o primeiro dia de sua última menstruação conta como o início de sua gravidez. Depois que o óvulo é fertilizado, a jornada até o útero começa. O óvulo fecundado também é chamado de zigoto, e passará por um longo caminho de transformações até chegar a seu “ninho” o útero, isso acontecerá por volta do 5° dia desta semana.
Acredito profundamente que, ao cuidarmos das mães, estamos criando um mundo melhor. Essa atenção e leveza que oferecemos a elas têm um impacto direto na nova geração. Na segunda semana da gestação, por exemplo, acontece uma série de transformações fisiológicas incríveis. O corpo da mulher começa a se preparar para receber e nutrir a vida, com a liberação de hormônios que são fundamentais para o desenvolvimento inicial do bebê.
É um momento tão especial e cheio de potencial! Se você sente que deseja se aprofundar nesse tema e explorar tudo o que envolve essa fase tão significativa, convido você a investir nos guias disponíveis aqui. Eles foram criados para apoiar mães como você em sua jornada, trazendo conhecimento e leveza para cada passo desse processo.
1. Tudo sobre fecundação. Disponivel em Acesso em 2 de setembro de 2020. 2. PARKER. S.; O livro do corpo humano. São Paulo: Ciranda Cultural, 2015. 3. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 4. CARMO, L.; EMBRIOLOGIA: 2ª semana do desenvolvimento. Agosto de 2020. Disponível em https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/embriologia-2-semana-do-desenvolvimento acesso em 25 de agosto de 2020. 5. MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.