Muitas mudanças ocorrem no corpo feminino para receber e desenvolver o bebê. Ao mesmo tempo, seu corpo sempre terá que se manter na faixa de homeostase, ou seja: equilíbrio. O famoso “comer por dois” enquanto está gestando não é bem verdade: a quantidade calórica a mais que a mulher necessita no primeiro trimestre é relativamente pouca. Por isso cuidado com os exageros.
± 1,6 cm
± 2 gramas
Nessa semana, seu bebê possui de 25 a 35 mm, do tamanho de uma bolinha de uva. O intestino começa a ser formado e está no cordão umbilical, até que ganhe espaço dentro da barriguinha.Os órgãos sexuais começam a aparecer mas ainda não dá para ver se é um menino ou menina. O cérebro aumentou 1/3 do tamanho da última semana, e a cabeça ainda é maior que o tronco. Começa a aparecer na ponta do nariz. Os olhos e o ouvido interno ganharão atenção especial nessa semana, e logo estarão prontos. Você pode notar seus seios maiores, e a auréola fica mais escura, muitas vezes será necessário renovar a compra de sutiã com numeração maior. Você vai se achar uma adolescente: durante a gestação algumas peles mostram um aumento da oleosidade da pele e acnes e problemas como manchas (melasma), podem aparecer devidas ao aumento na quantidade dos hormônios produzido pela placenta, o estrogênio, progesterona e também do MSH (Alfa-Melanócito Estimulante, responsável por estimulará pigmentação da pele). A quantidade de sangue que circula em você está aumentando, para suprir as necessidades do seu bebê dentro do útero.
A gravidez é uma jornada incrível: é o processo pelo qual a própria vida começa a florescer. Os alimentos que você consome, os suplementos que toma, a forma como se movimenta e como lida com o estresse influenciam diretamente o DNA do seu bebê. Ao longo desses aproximadamente 9 meses, diversos fatores desempenham um papel crucial na saúde tanto da mãe quanto do(s) bebê(s), e a alimentação é um dos principais.
Cuidando da sua alimentação e saúde mental, você pode desfrutar de uma gestação tranquila, mantendo a mente equilibrada através dos nutrientes que fornece a si mesma e ao seu pequeno. Isso não apenas ajuda a manter um peso adequado para ambos, mas também contribui para que você se torne uma pessoa mais saudável, mesmo após a gestação.
Se você deseja se aprofundar mais nessa experiência transformadora e descobrir a sua constituição única durante a gestação, convido você a adquirir o guia que ofereço aqui. Este material foi elaborado com carinho e atenção, visando apoiar você em cada etapa do seu caminho materno.
1. ARKER, S.; O livro do corpo humano. São Paulo: Ciranda Cultural, 2015. 2. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3. BROWN, H.L.; Fisiologia da gestação. Manual MSD. Uiversity Medical Center, 2016. Disponívelem: acesso em: 18 de setembro de 2020.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.