Os alimentos que você come, os suplementos que toma, a maneira como move seu corpo e a maneira como lida com o estresse podem influenciar no DNA do seu bebê. No trajeto de aproximadamente 9 meses muitos fatores contribuem para a saúde da mãe e do(s) bebê(s), sendo a alimentação um fator de extrema importância.
± 2 cm
± 2,5 gramas
Os braços estão muito bem vistos perto do coração que estão batendo 80 vezes por minuto. Os olhos estão aparentes, um de cada lado da cabeça. As aberturas nasais já estão formadas e já é possível identificar a ponta do nariz. Na gengiva tem pequenos pontinhos que formam os dentes, a língua também começa a se formar. Na barriga do bebê tem o fígado que vai começar a produzir células sanguíneas, e o intestino começa a sair do cordão umbilical, e entra no abdômen do bebê.
A jornada da gravidez, que se estende por aproximadamente 9 meses, é repleta de fatores que impactam profundamente a saúde da mãe e do(s) bebê(s), sendo a alimentação um dos pilares essenciais. Sinto que ao cuidarmos das mães e ao trazer leveza para suas vidas, estamos contribuindo para um mundo melhor, o que, por sua vez, influencia positivamente a nova geração.
Quando a mãe se dedica a cuidar da alimentação e da saúde mental, os resultados são verdadeiramente inspiradores. Vejo mães que experimentam gestações tranquilas, sem complicações, que se sentem bem e mantêm um peso saudável, beneficiando não apenas a si mesmas, mas também seus bebês. Além disso, esse cuidado contínuo torna as mães ainda mais saudáveis após a gestação.
Se você deseja aprofundar seu conhecimento e descobrir como otimizar sua saúde durante a gravidez, convido você a explorar os guias que ofereço aqui. Cada um deles foi pensado com carinho, visando apoiar você nesta fase incrível da sua vida.
1. Livro versão Holandes: De grote geboortegids Mariël Croon e professor Dr. Joris van der Post. 2011. 2. Atlas de embriologia. ORGANOGENESE PARTE 2. Faculdade de medicina de Marilia. Disposnivel em .aceso em 19 de setembro de 2019. 3. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 4. MARTINS, S.E.; Tratamento com acupuntura: avaliação multidimensional da dor lombar em gestantes. REV. DA ESCOLA DE EMFERMAGEM-USP. São Pulo, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017040303323 acesso em 19 de setembro de 2020. 5. SILVA, A.R.; YOGA NA GESTAÇÃO: uma proposta de conexão com essa etapa da vida. Monografia. Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, florianópois, 2017.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.