Semanas da Gestação > 2º trimestre >
18 ª Semana de Gestação

18ª semana de Gestação

Na linha da vida

Já parou para pensar que já está quase na metade dessa maratona. Talvez já comprou algumas roupinhas necessárias. Mas lembre-se o mais importante é uma mãe saudável para entregar um colo saudável e amamentar se essa for a escolha da mãe. Cuide-se, valorize-se. A comida que comemos é um bom exemplo do que pensamos de nós mesmos.

Meu nome é Amy Erkel, e eu te oriento essencialmente com formas de autocuidado. Especificamente no período fértil da sua vida com sabedorias ancestrais e modernas de diversas medicinas. Você provavelmente me conhece por indicação de uma mulher incrível, conectada na nossa comunidade, do meu sotaque Holandês, ou meus vídeos no youtube.

Seu bebê está do tamanho de um pimentão!

Está medindo:

± 13,5 cm

Está pesando:

± 200 gramas

O útero pode começar a se contrair mais. Tornando a barriga mais dura em alguns momentos. Nesses momentos a placenta recebe menos sangue e o bebê para de respirar um pouco, recebendo um “abraço”. Isso estimula o sistema nervoso dele para o seu desenvolvimento.

Como está o seu bebê com 18 semanas de gestação

Existem várias maneiras que torna a pessoa um ser único, uma delas bem especial é a digital, nesta semana seu bebê terá uma massinha sobre as pontas dos dedos que logo formaram os redemoinhos que só ele possui. Você pode pegar uma foto dele bocejando. O sistema digestivo está mais ativo.  Inicia-se a produção do primeiro “cocô” do seu bebê, é o mecônio. Ele é uma mistura de líquido amniótico, cabelos finos, células mortas e bile. Você poderá levar um susto quando ver ele pela primeira vez, porque a sua estrutura muitas vezes é grudenta Seus ossinhos estão ficando mais fortes para conseguir estruturar o corpinho que cresce sem parar. As glândulas salivares do bebê estão funcionando e a cada 45 minutos o bebê estará esvaziando a sua bexiga. Ele pode mexer os olhos, mesmo com eles fechados ainda. O útero pode começar a se contrair mais. Tornando a barriga mais dura em alguns momentos. Nesses momentos a placenta recebe menos sangue e o bebê para de respirar um pouco, recebendo um “abraço”. Isso estimula o sistema nervoso dele para o seu desenvolvimento.

Gestações que também trazem benefícios no pós-parto

Na semana 18 da gestação, seu corpo continua a passar por mudanças fascinantes. O útero, agora bem visível, pode estar em torno de 5 cm acima do seu osso púbico.

A gravidez envolve profundas adaptações físicas e emocionais, como ensinado pela Medicina Tradicional Chinesa. Nesse período, o equilíbrio das energias (Qi) é fundamental para manter a saúde da mãe e do bebê. Ao longo dos 9 meses de gestação, diversos fatores impactam a saúde da mãe e do bebê. A alimentação, por exemplo, é um dos mais importantes. Vejo que, ao cuidarmos das mães, convidamos leveza para suas vidas e impactamos positivamente a próxima geração. É possível observar resultados lindos quando a mãe cuida de sua alimentação e saúde mental, experimentando uma gestação tranquila, sem complicações, e se sentindo bem em seu corpo. Além disso, essa abordagem favorece a saúde contínua, mesmo após o parto.

Com a experiência de ser mãe de três filhos, Mestre em Nutrição e com especializações em medicinas tradicionais, eu criei guias que podem ajudá-la a equilibrar esses aspectos e a viver sua gestação de forma plena e saudável. Estou aqui para te ajudar a reconectar com seu corpo, confiar nele e nutrir-se de forma consciente.

Se você quer ir mais a fundo e entender melhor as particularidades do seu corpo durante a gestação, explore o Guia de Descoberta da sua Constituição na Gestação. Ele te ajudará a adaptar sua rotina para alcançar equilíbrio físico, emocional e hormonal. Além disso, não deixe de conferir o nosso plano de parto, desenvolvido para ajudar você a se preparar para esse momento especial de forma cuidadosa e informada.

Aprofunde-se:

Referências

1.BALSAN.J.D.; et al. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL LATENTE COM CHALCONAS. Quím. Nova vol.42 no.8 São Paulo Aug. 2019 Epub Oct 21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170399. 2.CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3.MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).

Veja também sobre as outras semanas de gestação

Plano de parto

2024
Pra você registrar tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.