Semanas da Gestação > 2º trimestre >
19 ª Semana de Gestação

19ª semana de Gestação

Na linha da vida

É a hora de começar a cantar para o bebê na barriga. E colocar músicas para ouvir. Depois do nascimento, isso pode ajudar a acalmar o seu bebê. As músicas que você escuta, a comida que come, tudo influencia na sua gestação. Nutrientes, são os ingredientes que ingerimos como combustível para nosso corpo funcionar. Quanto melhor nosso combustível, contendo tudo que precisa, melhor nosso corpo funciona na gestação.

Meu nome é Amy Erkel, e eu te oriento essencialmente com formas de autocuidado. Especificamente no período fértil da sua vida com sabedorias ancestrais e modernas de diversas medicinas. Você provavelmente me conhece por indicação de uma mulher incrível, conectada na nossa comunidade, do meu sotaque Holandês, ou meus vídeos no youtube.

Seu bebê está do tamanho de uma manga!

Está medindo:

± 14,7 cm

Está pesando:

± 245 gramas

Como está o seu bebê com 19 semanas de gestação

Os nervos serão cobertos por uma camada fina de bainha de mielina, ela ajuda a proteger e facilita a comunicação entre os neurônios. Os primeiros pêlos do bebê começam a se formar. Trata-se do chamado lanugo (ou lanugem), uma espécie de penugem que cobre todo o corpo durante a vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias. Esses pêlos em conjunto com o vérnix estarão protegendo a pele do bebê dentro do meio líquido – impermeabilizando-a e formando uma barreira antibacteriana. Uma função importante também no momento pós parto. Nutrindo e protegendo o bebê, o vérnix tem um papel importante e não precisa ser retirado após o parto nas primeiras horas. 

Uma mãe saudável é fundamental para um bebê saudável

Cuidar da saúde durante a gestação é um ato de amor, não apenas por você, mas também pelo seu bebê. Uma das grandes propostas da nossa plataforma é unir saberes ancestrais e modernos, criando um espaço onde mulheres grávidas podem acessar orientações que respeitam as tradições e práticas que vêm sendo passadas de geração para geração. Isso não só enriquece a experiência da gestante, mas também promove um entendimento mais profundo sobre o corpo feminino e os cuidados necessários durante essa fase tão especial.

A rotina de cuidados vai além da alimentação; é vital prestar atenção aos produtos que usamos diariamente. Muitos cosméticos e produtos de limpeza contêm substâncias químicas que podem atuar como disruptores endócrinos, influenciando negativamente a produção hormonal. Ao optar por uma rotina de beleza mais natural e por produtos de limpeza seguros, você protege não apenas seu bem-estar, mas também a saúde do seu bebê. Esses cuidados são essenciais para manter o equilíbrio hormonal e minimizar riscos.

A gravidez envolve adaptações físicas e emocionais profundas, conforme ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa. O equilíbrio das energias (Qi) é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Durante os 9 meses de gestação, diversos fatores impactam essa saúde, e a alimentação é um dos mais importantes. Quando cuidamos das mães, trazemos leveza para suas vidas, impactando positivamente a nova geração. Resultados impressionantes são observados quando a mãe se dedica à alimentação e à saúde mental, experimentando gestações tranquilas e se sentindo bem em seus corpos.

Como mãe de três filhos, Mestre em Nutrição e especialista em medicinas tradicionais, estou aqui para ajudá-la a reconectar-se com seu corpo, a confiar nele e a nutrir-se de forma consciente. Se você deseja se aprofundar e entender melhor as particularidades do seu corpo durante a gestação, convido-a a explorar o Guia de Descoberta da sua Constituição na Gestação. Ele oferece orientações personalizadas que promovem equilíbrio físico, emocional e hormonal. Além disso, não deixe de conferir nosso plano de parto, projetado para ajudá-la a se preparar para esse momento especial de maneira informada e cuidadosa.

Aprofunde-se:

Referências

1.BALSAN.J.D.; et al. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL LATENTE COM CHALCONAS. Quím. Nova vol.42 no.8 São Paulo Aug. 2019 Epub Oct 21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170399. 2.CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3.MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).

Veja também sobre as outras semanas de gestação

Plano de parto

2024
Pra você registrar tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.