Chegamos ao "fim da metade e daremos início ao fim!" Os movimentos foram o centro das atenções e as novidades foram espetaculares a cada semana, mas elas não param por aqui. Cada vez o cérebro do seu bebê estará se desenvolvendo de forma mais acelerada. É importante apoiar isso consumindo uma alimentação variada, contendo alimentos ricos em iodo, folato, ômega-3 e vitamina D.
± 37,2 cm
± 920 gramas
Seu filho (a) passa a maior parte do tempo ou pelo menos a metade dele tirando uma soneca. Seu bebê está se desenvolvendo de forma acelerada, porém os pulmões e cérebros ainda são imaturos.
Essa semana pode ser presenteada com sintomas de azia, porque o aumento da progesterona faz o relaxamento do esfíncter do esôfago. Idealize uma porta minúscula, o esfíncter tem a mesma função de abrir e fechar, para que o conteúdo possa entrar no estômago, e não volte para o esôfago com esse conteúdo ácido. Na gravidez essa porta não fecha sempre de “forma correta” e faz com que uma parte desse conteúdo retorne para a garganta causando a sensação de queimação. Por isso evite jantar tarde. No trajeto de aproximadamente 9 meses muitos fatores contribuem para a saúde da mãe e do(s) bebê(s), sendo a alimentação um fator de extrema importância. Eu sinto o quanto que criamos um mundo melhor se cuidamos das mães, se convidamos leveza para a vida delas. Isso influenciará positivamente a nova geração. É muito necessário. Vejo resultados lindos sendo alcançados quando a mãe cuida da alimentação e da saúde mental, mães com gestações tranquilas sem complicações, mães que se sintam bem e mantem um peso adequado enquanto o bebê também se beneficia disso. E é claro, mães se tornando ainda mais saudável, também depois da gestação. Se sentir que quer aprofundar, te convido a investir no que ofereço aqui.
1. Freddi, N.A.; Filho, J.O.P.; Fiori, H.H.; Terapia com surfactante pulmonar exógeno em pediatria. J.Pediatria.(RioJ.) vol.79 suppl.2 Porto Alegre Nov. 2003.Disponivel em. 2. CABAR; F.R.; Obstetrícia Vol. 1. São Paulo: Ed. Medcel editora e Eventos Ltda, 2018. 3. MAHAN, L.K. et al. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Sinais e sintomas baseados em literatura e experiências maternas. Entretanto vale ressaltar que cada gestação é única. Alguns sintomas podem aparecer, antes ou depois da semana mencionada, e isso, em muitos casos, não tem problema nenhum. Cada organismo é único e tem o seu tempo. Respeite seu corpo e o tempo seu e do(s) bebê(s).
Cadastre seu e-mail para receber conteúdo exclusivos.